Rita Redshoes

Num concerto há tipicamente pouca luz, pelo que é necessário aumentar o ISO, e seleccionar a maior abertura possível para poder ter as velocidades necessárias para que as fotos não fiquem tremidas.

A escolha do ISO deve recair sobre um valor que possibilite fotografar a velocidades de obturação razoáveis, sem esquecer que este aumento acrescenta mais ruído à imagem. Neste caso, e embora a minha máquina permita ir até aos 1600, escolhi o ISO 800. Mais que isso e o ruído é tanto que as fotos ficam completamente inutilizadas.

O valor de ISO que se pode escolher depende muito da máquina que se têm, em algumas compactas digitais é impraticável ultrapassar um ISO de 200, ao passo que câmaras como a Canon 1D MK-IV permitem atingir os 12800 e continuar a obter ficheiros de qualidade.

As fotos são do concerto da Rita Redshoes em Alvaiázere, no dia 03 de Outubro de 2009.

Anúncios

2 comentários

Filed under Eventos

2 responses to “Rita Redshoes

  1. Gosto do efeito túnel na primeira foto e do P&B com crop da última. 🙂
    Para além das definições da máquina, uma coisa que descobri que é fundamental é a lente para baixa luz. Se for uma lente rápida, muda tudo radicalmente, o problema é que lentes são caras 😦

  2. Sem dúvida. A lente que usei para estas fotos não vale nada… Para além da qualidade de imagem não ser grande coisa, a maior abertura é f/3.5, o que não é nem de perto o mais indicado para este tipo fotografia…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s